Linha de Pesquisa

 

Linha de Pesquisa Sistemática, Bionomia e Metamorfose de Coleoptera:

Meus interesses científicos estão centrados na morfologia comparada dos imaturos e adultos dos Coleoptera em geral e dos Elateroidea e Elateridae em especial, particularmente dos elaterídeos bioluminescentes. 

Desde 1966, ano em que iniciei os estudos sobre a sistemática e evolução dos vaga-lumes da família Elateridae, passei a acumular dados sobre a bionomia dos Coleoptera em geral. 

Com a colaboração de Sergio A. Vanin, a partir de 1977, pude iniciar a publicação de dados inéditos sobre larvas de outras famílias de Coleoptera. A partir de 1980, consolidamos o grupo de pesquisa inicialmente sob a denominação de “Estudo de Larvas de Coleoptera da Região Neotropical”; desde então muitos colegas e alunos colaboraram de uma forma ou outra, conosco; de 1983 a 2001 contamos com a colaboração ativa de Sônia A. Casari e a partir de 1991 com a de Sergio Ide. Em 1997, reformulamos o grupo de pesquisa modificando o seu nome para: “Sistemática, Bionomia e Metamorfose de Coleoptera”, que melhor refletia nossas atividades de pesquisa.

A partir de então, considerando um dos nossos objetivos – a elaboração em longo prazo de nova classificação da Ordem Coleoptera, que incluísse os imaturos – e verificando as lacunas existentes no conhecimento da morfologia dos adultos, decidimos acrescentar às descrições dos imaturos também as dos adultos. Os principais objetivos desta linha de pesquisa são: ampliar o conhecimento dos adultos e larvas principalmente da Região Neotropical; realizar análises cladísticas que incluam caracteres de adultos e imaturos além de estimativas da biodiversidade visando à sistematização e informatização de coleções de Coleoptera.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now