Sistemática, Filogenia e Biologia da Elateróidea / Elateridae

Estudos referentes à sistemática, bionomia e evolução da família Elateridae tem sido o foco principal deste projeto. Em especial, os Pyrophorini (Agrypninae) foram objeto de inúmeros trabalhos, entre os quais minha tese de doutorado. A idéia de empreender a tarefa de estudar a subfamília Agrypninae (8 tribos 120 gêneros e 2.500 espécies) com vistas a uma futura análise cladística, para compreender as relações filogenéticas do grupo, foi se tornando cada vez mais atrativa.  

 

Em face da abrangência desta pesquisa procurei formar novos especialistas nesta área. Desta forma, foram engajados neste projeto: Sônia A. Casari (1983-1990) que realizou seu mestrado e doutorado com os Hemirhipini-Agrypninae e Simone Policena Rosa (2000-2007), que revisou um gênero de Pyrophorini em seu mestrado, e a análise cladística dessa mesma tribo em seu doutorado. Além disso, sempre contei com a colaboração de Sergio Antonio Vanin, Sergio Ide, John F. Lawrence, Santiago Zaragoza e Marc Branham entre outros.

 

A partir dos estudos dos Elateridae houve a necessidade de procurar entender melhor as relações filogenéticas dos Elateriformia e dos Elateroidea. Então, foram publicados vários artigos de sistemática e análise cladística que incluia imaturos e adultos. Da série Elateriformia, por exemplo, estudo dos Byrrhoidea - Cneoglossidae (Costa, Vanin & Ide, 1999; 2006). E, dos Elateroidea, as seguintes famílias: Brachypsectridae (Costa, Vanin, Lawrence e Ide, 2006; 2010); Cerophytidae (Costa, Vanin, Lawrence e Ide, 2003; 2010); Elateridae (Costa, Lawrence e Rosa, 2010) e Phengodidae (Costa e Zaragoza, 2010). 

Além disso, o estudo dos Pyrophorini luminescentes levou-me a colaborar com Etelvino J. H. Bechara e Vadim Viviane em pesquisa multidisciplinar incluindo aspectos bioquímicos da bioluminescência correlacionados com a bionomia, morfologia, sistemática e filogenia de larvas e adultos.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now